Sobre a Autora
Na minha infância, a leitura de contos, romances e poesia, em casa e na biblioteca do Instituto Imaculada Conceição, me levou à escrita, e ao curso de Letras, e esse a mais escritas, e a mais leituras…
Nasci em Governador Valadares, MG, onde também criei quatro lindos filhos.
Na minha infância, a leitura de contos, romances e poesia, em casa e na biblioteca do Instituto Imaculada Conceição, me levou à escrita, e ao curso de Letras, e esse a mais escritas, e a mais leituras…
Em Valadares participei de grupos literários. Juntos fizemos o Poet’Arte, folhetim artesanal que publicava novos poetas, contistas e ensaístas da região. Saía encartado no jornal Diário Valadarense, uma vez por semana. Resistiu por quase um ano, patrocinado pelos bolsos de cada um e às vezes por comerciantes locais. Na época, promovemos um concurso de poesia que recebeu participação vinda de vários estados, e que resultou na impressão de um livreto com os trabalhos selecionados e em cerimônia de premiação no teatro Atiaia. O grupo teve a oportunidade de entrevistar o escritor Oswaldo França Júnior em visita à cidade.
Era a década de 1980, um tempo de grandes expectativas!
A vinda para Belo Horizonte comportou novas experimentações, outras realidades. A esfera cultural e artística da cidade logo me contagiou. Cursei o mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal de Minas Gerais, onde pesquisei a crítica cultural produzida pela poetisa Ana Cristina Cesar: “Âncoras ao vento: ensaios da desconstrução em Ana Cristina Cesar�?(UFMG, 2001).
Como professora, trabalhei em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, onde lecionei língua inglesa, língua portuguesa, e literatura brasileira. No ensino superior, lecionei leitura e produção de textos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) durante quinze anos.
Neste caminho, convivi com vários grupos de arte e literatura; todos me enriqueceram. Escrevi poemas, contos, participei de coletâneas, declamei em ruas e praças, publiquei livros. Tem sido um tempo de crescimentos e intensidades!
Seis netos vieram ampliar a dimensão do mundo! Uma bisneta se aproxima…
Prossigo lendo, estudando, escrevendo; tentando desvendar mistérios da existência, dar forma e expressão à singularidade do que vejo e sinto.
Publicações:
Parceria musical: letras para as melodias do compositor Basti de Mattos, reunidas no CD Luanaluz (2002).
Participação em coletâneas literárias: